Infoprodutos: aprenda como empreender no digital!

Os infoprodutos são recursos altamente educativos e úteis que podem ajudar a resolver problemas e facilitar a vida das pessoas em relação a determinados assuntos.

Esse é um tema muito buscado atualmente, principalmente devido às oportunidades que o mercado digital oferece para aqueles que desejam aprender e empreender compartilhando conhecimento.

Neste post, vamos esclarecer todas as dúvidas que você possa ter sobre o que são realmente os infoprodutos e quais os formatos mais interessantes que podem ser produzidos e comercializados na internet.

Acompanhe e aprenda como vender seu conhecimento e experiência na internet!

O que é um Infoproduto?

Um Infoproduto é um produto digital. Ou seja, é comercializado em ambiente online. E é nesse ambiente que o cliente pode ter acesso ao que comprou.

Para você entender melhor, existem diversos formatos de Infoprodutos.

8 formatos de infoprodutos

Ebooks

Ebooks ou livros digitais são produtos bastante populares, pois são os mais simples de serem criados, distribuídos e consumidos pelos seus clientes.

Com um processador de textos como o Word, Google Docs ou o Writer do LibreOffice, que é gratuito, você pode facilmente escrever seu ebook e salvá-lo em formato PDF ou ePub, que são os formatos mais comuns para comercializar este tipo de conteúdo.

Vantagens de optar pelo ebook como seu produto digital:

  • Entrega instantânea ao cliente: sem dor de cabeça para enviar seu produto ao consumidor. É possível automatizar a entrega do arquivo e o próprio cliente fará o download do ebook.
  • O cliente poderá ter acesso ao material em qualquer dispositivo compatível com o arquivo, o que facilita o estudo do mesmo.
  • Uma vez que o ebook foi salvo no celular ou computador, não há necessidade de internet para acessá-lo.

Ebooks são formatos ideais para conteúdos mais simples, de fácil assimilação e que não exigem demonstração visual.

Muitos professores e produtores digitais optam pelos ebooks como a porta de entrada para seus cursos online. É uma boa maneira de testar seu conteúdo e aprimorá-lo para fazer um material mais elaborado, como videoaulas.

Videoaulas

Vídeos sempre fazem sucesso, especialmente quando há pessoas envolvidas. A produção de vídeos vai demandar mais dedicação, mas em compensação, pode trazer mais qualidade ao seu curso online.

Videoaulas são ideais para materiais que precisam de demonstração, como por exemplo, aulas de culinária. A aprendizagem fica muito mais fácil quando o aluno tem exemplos visuais do que se deve fazer em cada passo.

Uma maneira bem simples de criar um produto em forma de videoaulas é preparar um ambiente adequado para ensinar o tema proposto.

Hoje em dia, alguns celulares possuem ótima captação de imagem e se você possui um bom aparelho, poderá começar suas videoaulas dessa maneira. Há também a possibilidade de alugar material para gravação ou contratar um profissional que faça a captação e edição do seu material.

Além disso, para que seus vídeos fiquem com uma qualidade aceitável, é preciso que você pesquise um pouco sobre iluminação e garanta que o áudio seja transmitido de forma clara, sem ruídos. Invista em um microfone de lapela ou direcional para que o áudio seja limpo.

Se você não se dá bem em frente as câmeras, pode convidar um especialista para falar do assunto. Você também pode fazer seus vídeos em formato de entrevista e transformar a gravação em parte de seu produto digital.

Screencasts

Já tivemos um post específico sobre screencasts aqui no blog, mas vale a pena destacar esta mídia aqui novamente. Screencasts são a forma mais rápida e fácil de se criar um vídeo.

Para quem não conhece, os screencasts são vídeos filmados a partir da tela do computador, como aqueles tutoriais que ensinam a utilizar algum software ou site.

No caso dos screencasts, é também indispensável que você tenha um microfone para captar sua voz sem ruídos.

Como eles são a transmissão fiel da tela do computador, é interessante adicionar alguns recursos, como trilha sonora para deixar o tutorial mais dinâmico.

Audiobooks

Audiobooks são livros narrados e compactados, normalmente, em formato MP3.

Falando-se de cursos online, é interessante preparar um roteiro para que seu audiobook tenha um sentido lógico na linguagem falada e seja agradável de se ouvir.

Uma vez que você já tem o conteúdo, os audiobooks são bastante fáceis de produzir, bastando ter um microfone de boa qualidade e um local isolado de ruídos externos.

A vantagem do audiobook é que as pessoas podem colocar no seu iPod, smartphone ou qualquer outro player de aúdio e ouvir sua mensagem enquanto faz outras coisas. Dependendo do tipo de audiência, essa é uma mídia muito eficaz. O audiobook por ser muito eficaz, por exemplo, para quem passa muito tempo no trânsito.

Podcasts

Os podcasts são gravações em áudio que costumam simular programas de rádio. Normalmente seu conteúdo é baseado em entrevistas ou discussões entre um pequeno grupo de pessoas.

Podem ser gravados em conferências via internet, usando-se o Skype por exemplo, e assim como os audiobooks, possuem a vantagem de poderem ser consumidos através de players como iPod e smartphones, enquanto o ouvinte realiza outras atividades.

Programas para Membros

Áreas de membros, Sites de Membros, Programa para Membros ou simplesmente Membership, são sites de conteúdo privado, restrito apenas a membros autorizados, que normalmente pagam por uma adesão para obter este acesso. Essa adesão dá direito de acessar o conteúdo do site por alguns meses.

Esse tipo de produto digital é ideal para Clubes Privados e programas de Coaching Online. Você pode utilizar esse canal para formatos em texto, áudio ou vídeo. Em casos de cursos, é possível liberar os módulos com a frequência que desejar. Para criar uma área de membros para seu curso/produto, conheça mais sobre o Hotmart Club.

e-Magazines

As e-Magazines, ou simplesmente e-Zines são revistas eletrônicas. Podem ser produzidas em formato PDF ou também em formato de conteúdo privado.

A característica principal é que as e-Magazines possuem uma periodicidade definida, assim como as revistas impressas, o que garante ao cliente que ele poderá adquirir ou acessar uma nova edição da revista a cada semana, quinzena, mês, etc.

Esse formato está se tornando cada vez mais popular, especialmente agora, com a popularização dos aparelhos mobile. Inclusive, revistas físicas oferecem a opção de assinatura online.

Kits

Os kits são conjuntos de produtos de diversos tipos. Podem misturar ebooks, com videoaulas e screencasts. Como todos os arquivos são em formato digital, tudo pode ser entregue via internet e, dessa forma, o consumidor pode usufruir do conteúdo em diversos tipos de mídia.

Existem conteúdos que são mais adequados em formato de vídeo, outros ficam melhores em áudio, ou em documento de texto. Entender qual o melhor formato para cada tipo de conteúdo é uma excelente forma de melhorar a qualidade e vendabilidade do seu produto, montando, assim um kit.

Onde hospedar os infoprodutos?

Os produtos de veiculação online devem ser hospedados em algum ambiente na internet e por isso, se você deseja vender um curso, procure por plataformas como Hotmart e Monetizze.

Algumas delas são gratuitas e suportam uma grande variedade de formatos de arquivos. Basta pesquisar e escolher a que melhor irá lhe atender.

Infoproduto pronto! Agora é hora de lançar!!!

Como lançar um produto digital: 6 estratégias que não podem faltar

Algumas estratégias são a chave para o sucesso do seu produto digital e já devem ser postas em prática desde o seu lançamento. A seguir listamos as principais ações que podem fazer deslanchar o seu negócio, gerando um alto retorno sobre investimento.

1. Use as redes sociais a seu favor

A primeira dica é aquela clássica que não pode faltar em um guia de como lançar um produto digital: use as redes sociais a seu favor!

As redes sociais colocam o seu infoproduto em constante contato com a persona, permitindo que você divulgue atualizações de material, fale sobre eventos especiais, apresenta conteúdos de qualidade, vídeos, enfim, se torne relevante para os usuários da plataforma.

Vá além da divulgação do seu produto e compartilhe informações que agreguem à sua persona e a ajude a vencer desafios.

2. Lembre-se do SEO

Por falar em ser relevante, o SEO é sem dúvida uma das estratégias mais completas quando o assunto é como lançar um produto digital.

Para alcançar as primeiras posições do Google organicamente você precisará desenvolver conteúdos de qualidade que respeitem as diretrizes da estratégia como:

  • seleção de palavra-chaves que estão em alta;
  • conteúdo;
  • responsividade do site;
  • autoridade de domínio;
  • estratégias de Link Building e mais. 

Uma das formas de encontrar as palavras-chaves estratégicas para a produção de conteúdo é usar o software de automação de marketing digital da LAHAR. Ele é uma das poderosas ferramentas de SEO para auxiliar a sua estratégia.

3. Invista em anúncios pagos

Nem todo o resultados que você precisa alcançar vem das ações de alcance orgânico, até por que os resultados de SEO não são imediatos. Por isso a dica é: em épocas de lançamento do produto digital invista também em links patrocinados. Faça anúncios!

Crie uma estratégia de anúncios que seja atrativa divulgando, por exemplo:

  • promoções para inscrição imediata;
  • pacotes;
  • benefícios e proposta de valor do produto;
  • ofereça algo gratuitamente (uma amostra, um ebook, webinar);
  • data de lançamento e por aí vai!

Lembre-se de escolher o conteúdo e a plataforma de anúncios de acordo com a persona para a qual o produto foi desenvolvido.

Por exemplo, ao buscar como lançar um produto digital voltado para soluções de problemas profissionais ou capacitação profissional, você pode considerar usar o Linkedin Ads.

Ao montar sua estratégia tenha em mente canais como:

  • Google Adwords (pesquisa e display);
  • Facebook Ads;
  • Twitter Ads;
  • Instagram Ads e muitos outros

4. Crie Webinars para gerar leads

A geração de leads é uma das formas mais eficientes e atuais para conquistar clientes, independente do setor e do tipo de produto.

Dentro de uma estratégia de Inbound Marketing e funil de vendas, converter visitantes em leads faz parte das primeiras etapas de todo o caminho que vai transformar um usuário em cliente.

funil de leads

O Webinar é uma das formas de gerar leads e pode ser bastante interessante para estreitar o relacionamento entre a sua marca, seu produto e o usuários que se inscreveu para assistir ao seu conteúdo.

Ao oferecer um material gratuito, relevante, que se relaciona mas que não é apenas sobre o seu produto, você dá mais um passo rumo à conquista do cliente.

Um conteúdo relevante torna um usuário grato à sua marca e mesmo que ele não faça a compra imediatamente, com toda certeza pensará no seu produto quando precisar.

5. Use o e-mail marketing

Após a captação de leads é hora de realizar a etapa de nutrição e para isso criar campanhas de e-mail marketing é uma das formas mais eficientes (senão a mais eficiente) de converter leads em clientes.

Com um ROI que alcança $38 a cada $1 investido, ele se destaca com uma ferramenta eficaz e barata para a atração de clientes.

Por meio do e-mail marketing sua empresa pode estabelecer um contato contínuo com os leads, divulgar novidades, oferecer conteúdos relevantes e se estabelecer como uma autoridade no setor de atuação.

Não deixe o e-mail marketing de fora de sua estratégia de como lançar um produto digital.

6. Implemente o marketing de afiliados

Por último, mas não menos importante, o marketing de afiliados se mostra como um caminho inteligente e assertivo de conquistar novos clientes.

Por meio dessa estratégia de como lançar um produto digital você, empreendedor digital com um infoproduto em mãos usa outras plataformas para alcançar clientes.

Nesse modelo de marketing você cria um programa de afiliados. Um produtor de conteúdo que tem um blog, por exemplo, se cadastra nesse seu programa e começa a divulgar o produto que você criou. A cada venda gerada a partir do canal “divulgador” você deverá pagar uma quantia (já pré-acordada) ao canal fonte da venda.

Se você ficou com alguma dúvida e não sabe por onde começar, existe uma solução! Nós da Agência Fire te auxiliamos desde a produção do seu infoproduto até a estrategia de lançamento!

Picture of Raphael Araujo

Raphael Araujo

CEO da Agência Fire

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *