Atualmente, implementar uma ferramenta de CRM se tornou indispensável, pois ela nos norteia a estreitar os laços, aumentar a conversão e fidelização de clientes. A Era Digital trouxe uma série de mudanças, incluindo consumidores mais exigentes e atualizados.
Os empreendedores se viram obrigados a se adaptarem para atender as novas necessidades. Quem não implementou, está perdendo dinheiro e potenciais clientes.
Mas afinal, o que é CRM?
O CRM nada mais é do que a sigla para Customer Relationship Management, que em português significa Gerenciamento de Relação com Clientes.
Como o próprio nome deixa implícito, o CRM é uma ferramenta que possui um conjunto de informações que tem como principal foco o relacionamento com o consumidor.
Basicamente, o foco principal dessa ferramenta é colocar quem consome no foco central de tudo. Todos os processos, operações e ações devem ser criados visando satisfazer o cliente em todos os sentidos.
Qual a importância do CRM?
O CRM é importante no sentido de conhecer a fundo os consumidores, e, facilitar a criação de ações voltadas especificamente para este público.
Isso porque, ele permite que você faça um acompanhamento detalhado de todo o contato do cliente com o seu negócio.
Desde o primeiro contato, até o feedback pós-venda. Todos os passos são registrados para que, posteriormente, você possa usar os dados para aperfeiçoar ainda mais a experiência dele com a sua empresa.
O CRM também é fundamental no sentido que facilita as rotinas da empresa, principalmente as do time de vendas.
Muitos empreendimentos ainda fazem o registro de clientes em planilhas.
O problema é que isso acaba gerando desperdício de tempo. É preciso organizar tudo com frequência, e ainda há a possibilidade de nem todos os colaboradores terem acesso a essas informações.
Com o CRM você não terá esse tipo de problema. Isso porque, todos os dados são organizados de maneira automatizada, otimizando todos os processos.
Além disso, os vendedores conseguem acessar as informações de qualquer lugar. Isso não só facilita o dia a dia deles, como, também, evita que mais de um colaborador entre em contato com o mesmo cliente, ou que haja erros de comunicação.
Qual a aplicabilidade do CRM?
O CRM pode ser utilizado de diferentes formas. Ele pode ser usado para:
Verificar a etapa da jornada de compra
Através dessa estratégia, é possível saber exatamente em qual etapa da jornada de compra o cliente está, e como é possível ajudá-lo. Se você ainda não conhece sobre o funil de vendas, acompanhe o nosso post especial.
Criação de estratégias de marketing
O CRM também permite que você crie estratégias de marketing mais assertivas. Graças aos dados dos consumidores, é possível traçar perfis e entender com exatidão a demanda deles.
Atendimento personalizado e humanizado
Outra forma de aplicar essa ferramenta é no atendimento personalizado. Como você tem todos os dados do cliente, fica mais fácil atender ele de forma diferenciada e humanizada, gerando conexão.
Essas são apenas algumas das maneiras de usar o CRM. Como foi possível ver, ele é uma ferramenta indispensável, que só irá gerar vantagens para o seu negócio, melhorando o desempenho dele.
Gostou desse post? Então aproveite para nos seguir nas redes sociais e fique por dentro das novidades.
Luiz Fernando
Redator