Dicas de storytelling para fazer apresentações incríveis
Em tradução livre, storytelling significa contar histórias. Ele é feito de maneira visual, utilizando um enredo elaborado, narrativa envolvente e recursos digitais para enriquecer essa história.
No contexto da comunicação corporativa, essa é uma ferramenta que gera muito engajamento, pois permite trabalharmos de maneira mais humanizada e gerar identificação com o público.
Quer saber mais sobre como utilizá-la para dar um “up” em suas apresentações? Continue a leitura abaixo.
Por que o storytelling engaja tanto?
Conforme falamos acima, o storytelling é a narração de histórias de maneira inspiradora, causando emoção e provocando um sentimento capaz de deixar o seu produto gravado na memória das pessoas.
Quando ouvimos uma histórias, automaticamente começamos a criar uma identificação com os personagens. Storytelling é a arte de gerar essa identificação, fazendo com que as pessoas deixem de ser apenas espectadores, para serem pessoas que se envolvem. E isso, pode ter certeza, engaja!
Em quais situações usar o storytelling?
O storytelling tem o poder de te tornar referência em um tema, além de melhorar as suas apresentações, potencializando o seu currículo para a conquista de novas oportunidades profissionais.
Lembre-se que uma boa narrativa deixa marcas que podem ser lembradas em outros contextos posteriormente e motivar ações. É uma técnica que pode e deve ser usada em diversas situações e momentos, como:
Apresentações comerciais
Seja por meio de textos ou vídeos, o storytelling neste caso pode convencer os consumidores sobre a eficiência de um produto ou serviço. Para ser bem sucedido, é necessário conquistar o público-alvo por meio de histórias cativantes e motivadoras.
Treinamento de equipes
Ideal para estimular as equipes em implementações de metodologias novas ou mesmo para motivar o time em algum aspecto. O objetivo aqui é evitar a monotonia na apresentação, por isso deve-se evitar assuntos muito técnicos ou institucionais demais.
Processos seletivos
Neste contexto, o storytelling é perfeito para apresentar a empresa aos potenciais colaboradores. A ideia é contar para os candidatos quem fundou a empresa, como isso aconteceu e quais foram as suas dificuldades, gerando engajamento e fazendo com que eles conheçam a cultura da empresa.
Produção de conteúdo em mídias sociais
Neste caso, o storytelling vai permitir criar conteúdos mais envolventes, em diferentes formatos (vídeo, podcast, textos, etc). Todos os meios digitais podem se beneficiar de boas narrativas, sendo assim, o storytelling pode ser utilizado para construir autoridade e educar os público consumidor.
Como usar o storytelling em suas apresentações?
Agora que você já entendeu o que é o storytelling e como esse recurso pode ser valioso, vamos te dar algumas dicas de como construir um bom storytelling.
Foque no objetivo
Você precisa estar focado em seu objetivo e confiar que domina o assunto suficientemente para apresentá-lo. Insegurança na apresentação gera descredibilidade e tira a fluidez de seu discurso.
Esteja atento ao tipo de linguagem
Opte por usar a linguagem que conversa com o público que pretende atingir. Mas, esteja atento ao fato de que uma apresentação profissional exige um diálogo mais contido nesse quesito.
Seja autêntico
Mostre valor ao seu público de forma verdadeira e autêntica. Busque contar a história de maneira a mostrar os bastidores, conquistas e motivações dos personagens. Quando entender o que é narrativa e dominá-la, é essencial preenchê-la com conteúdo e valor.
E então, agora que você já sabe o potencial de um bom storytelling, que tal colocar as suas histórias para jogo e encantar seu público?
Paloma Carvalho
Redatora