Descubra se a plataforma BeReal pode ser um diferencial interessante para a sua marca
Se você está ligado às últimas atualizações e tendências da internet, com certeza já deve ter ouvido falar do BeReal, não é mesmo? O aplicativo francês vem com a proposta de ser uma nova rede social, indo na direção contrária dos aplicativos já consolidados atualmente.
Acompanhe o texto a seguir e entenda mais se essa proposta é relevante em sua estratégia comercial.
Como funciona?
O BeReal permite apenas um post diário e envia uma notificação em massa, em um horário aleatório, para que os usuários registrem e compartilhem com os seus amigos o que estão fazendo naquele instante.
O grande diferencial é que ele oferece apenas 2 minutos para tirar uma foto com a câmera frontal e traseira, caso a pessoa faça muitas tentativas de fotografias, ou mesmo buscar por ângulos melhores, o aplicativo informa a ação para os demais contatos da plataforma. Filtros também não são permitidos.
O objetivo é capturar um retrato autêntico e não filtrado da vida do usuário. A visualização das fotos dos amigos só ocorre se eles postarem no horário determinado pela plataforma. Ou seja, todas as pessoas precisam postar ao mesmo tempo.
Quer humanizar o seu perfil nas redes sociais? Saiba como.
Como essa proposta pode ser interessante para a sua marca?
Com a crescente exposição engessada e artificial da internet, integrar uma comunidade menos preocupada com padrões de beleza e consumo pode agradar grandes públicos.Uma prova disso é o crescimento do app no Brasil, tendo registrado mais de 400 mil downloads na Play Store em 2022.
A popularidade acontece devido ao contraponto às demais redes sociais que, de certa forma, permitem uma modificação da realidade em suas postagens.
A usabilidade do aplicativo também acaba instigando o sentimento de comunidade, algo que é muito atraente para os usuários mais jovens que buscam fazer parte de um movimento.
No entanto, o BeReal não possui (pelo menos por enquanto) recursos para anúncios e empresas. E devido aos seus recursos limitados, o aplicativo corre o risco de se tornar uma trend momentânea.
Se pensar na proposta como uma forma de humanizar a marca e gerar presença digital, vale a pena fazer parte dessa rede. Afinal, essa tendência de conteúdo mais realista, sem o filtro da “vida perfeita” do Instagram está sendo cada vez mais aceita.
Agora é esperar para ver se essa rede vingará ou será apenas uma moda passageira. E você curtiu a proposta?
Rapha Araujo
Founder & CEO of Agência UaiFire