Desvendando as Tendências do Marketing em 2023

Desvendando as Tendências do Marketing em 2023

Descobrindo as tendências do marketing para o ano de 2023

Como Alinhar suas Estratégias para Alcançar seu Público-alvo e Potencializar as suas Vendas

Num mundo em constante evolução, onde sustentabilidade, inovação, tecnologia se convergem em uma velocidade impressionante, estar atento às infinitas tendências que surgem e desvendá-las não é tarefa fácil.

Porém, mais do que estar antenado a todas as novidades do marketing, é preciso ter um olhar atento para identificar o que pode ser adequado ao seu público. 

Para te ajudar nesse cenário que às vezes até parece caótico, dada a rapidez das mudanças, listamos algumas das possíveis tendências que vão ditar o cenário do marketing em 2023. Confira!

Social Commerce: canais sociais com foco em vendas

Com a pandemia, novos canais de venda surgiram e alguns provaram que vieram para ficar definitivamente. Canais que antes só focavam nas interações sociais, com recursos até mesmo limitados, se reinventaram e provaram que as redes sociais também podem ser precursoras de uma venda.

Um bom exemplo disso é o WhatsApp. Só no Brasil, 60% da população (cerca de 120 milhões de usuários) utilizam o aplicativo. Com a sua popularidade, a ferramenta também se mostrou muito versátil e eficaz para os varejistas.

Outro exemplo de que as vendas online vieram para ficar, é o faturamento recorde do e-commerce brasileiro nos últimos 2 anos, tendo registrado mais de R$160  bilhões com um crescimento de 26,9%.

É um número que não dá para ignorar e mostra que é preciso que as empresas coloquem em pauta o universo digital.

Veja mais: Você explora o universo do seu negócio?

Live Commerce: venda humanizada de forma online

As lives ficaram muito famosas na época da pandemia e essa estratégia acabou ganhando novos adornos no varejo. Trata-se de uma excelente maneira de apostar em vendas humanizadas de forma online, alavancando vendas e interagindo com o consumidor ao mesmo tempo.

A prática ganhou muita notoriedade na China, e no Brasil já ganhou como adeptos várias marcas grandes, que até incluíram em seus Apps um campo para lives.

A ideia da Live Commerce é proporcionar comodidade aos compradores. O vendedor responsável pode promover serviços, produtos e tirar dúvidas ao vivo.

Voice Commerce: comunicação efetiva e simples

O Voice Commerce surgiu junto com a onda dos assistentes virtuais. A ideia é que o comprador possa pesquisar um produto, colocá-lo no carrinho e fechar uma compra sem precisar digitar sequer uma palavra.

De acordo com pesquisas recentes, o uso de assistente de voz cresceu em média 47% entre os brasileiros durante a pandemia. Logo, nada mais conveniente do que testar esse recurso para alavancar as suas possibilidades comerciais.

Mas, é o que a gente sempre diz: antes de concentrar todos os esforços nessa tendência, uma boa alternativa é ver se funciona para o seu caso.

Proximidade com o consumidor: o ponto chave!

Desvendando todas as tendências citadas acima, torna-se evidente que elas se convergem em um ponto chave: a proximidade com o público. O objetivo para 2023 é atrair o consumidor por vontade própria, fazê-lo sentir-se próximo e atender seus desejos de forma cada vez mais personalizada.

E aí, se sente pronto para implantar essas ideias? 

Picture of Paloma Carvalho

Paloma Carvalho

Redatora

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *