Essa ferramenta ainda é muito valorizada e acredite os resultados podem ser surpreendentes.
Acertar na estrutura de E-mail Marketing é o primeiro passo para elaborar campanhas de Marketing de sucesso. Se você não souber os mecanismos e as dicas mais importantes de comunicação via E-mail, mesmo que você elabore campanhas incríveis, elas podem não gerar o retorno sobre investimento desejado (ROI).
Criado desde 1971 por Ray Tomlinson, o que era para ser uma criação voltada somente para troca de cartas de um computador para outro, tornou-se um gigante das comunicações mundiais e uma ferramenta indispensável na hora de disparar e-mails de vendas, marketing e até mesmo promoções.
Estima-se que 4 bilhões de pessoas fazem uso de e-mail ao redor do mundo e que a tendência é que este número cresça ainda mais até 2024.
Diferente de outras redes sociais, o e-mail não sofre com questões como os algoritmos e as oscilações de alcance. Uma vez que são disparados, eles sempre chegam aos destinatários, seja em forma de e-mail simples, de um amigo de longa data ou em forma de e-mail marketing, que é o foco do artigo de hoje.
Para elaborar um E-mail Marketing de sucesso, separamos em alguns tópicos que vão te ajudar a estruturar o seu E-mail Marketing, seja qual for o tipo de ação que você for tomar.
Banco de Contatos
Após ter criado o e-mail e colocar um bom nome com o qual você se comunicará com o público, o próximo passo é construir a lista de contatos para que o seu e-mail marketing tenha os destinatários certos.
Nessa fase, é ideal planejar formas de como terá acesso a esses e-mails pois o ideal é nunca comprá-los. Afinal, você precisa construir um relacionamento com quem receberá seus e-mails.
Para isso existem algumas técnicas e estratégias, como por exemplo, as de inbound marketing, que para conseguir os respectivos contatos foca na criação de conteúdos e estratégias de marketing, tendo esses e-mails capturados através de landing pages.
Comunicação
A comunicação da sua empresa deve estar sempre alinhada. Sabendo que a troca de e-mails marketing também está relacionado ao seu interesse de se conectar e conhecer o seu público, saber como se comunicar com ele é uma dica essencial para o sucesso do seu e-mail. Saber quem é o seu público, quais projetos pretende criar e comunicar a ele através do e-mail, como ele fala e quais os objetivos finais deseja alcançar através dessas são ótimos pilares para construir uma boa comunicação sem deixar de ser estratégico e ao mesmo tempo humanizado.
Template atrativo
Se atentar para a comunicação visual nesta etapa é fundamental, pois construir uma comunicação visual ajuda a tornar o seu e-mail conhecido por aqueles que o recebe.
Padronizar o e-mail marketing é dar a ele uma identidade fixa e original, isso vai gerar mais proximidade da sua empresa com os seus contatos e tem grandes chances das conversões dos conteúdos serem altas e retornarem para você de forma orgânica e financeiramente falando.
Segmento
Por fim, nossa dica é segmentar seu público. Para enviar os e-mails e garantir que eles se direcionem as pessoas corretas, você precisará definir os nichos através de pesquisas e análises, para se comunicar com o público com a linguagem que cada um deles entende. Essa etapa é fundamental para a cartada final: transformar os supostos clientes em leads e finalmente vir a conversão do e-mail marketing.
Gostou do artigo de hoje? Está pronto para criar um e-mail marketing para a sua empresa? Caso tenha alguma dificuldade, entre em contato com a gente. Será um prazer ajudar você!
Entre em contato com a gente e saiba mais sobre como podemos te ajudar a impulsionar suas estratégias.
Luiz Fernando
Redator