Identidade Visual

Como aumentar sua audiência online em 10 passos

De acordo com os dados, 7 em cada 10 brasileiros usam redes sociais, o que comprova por si só a importância de expor a marca para a audiência online. Devido ao grande número de usuários, percebe-se que existem passos para crescer de forma correta nas mídias sociais. Além do número de seguidores, a participação nas redes também é importante. Ter um perfil superlotado e com poucas interações é inútil, certo? Separamos algumas dicas importantes para aumentar a visibilidade do seu perfil nas redes sociais e atrair novos seguidores.

1. Organização

Não é um bom hábito criar uma conta nas redes sociais e postar em baixa frequência. Permanecer ativo é um dos princípios básicos para que os seguidores notem você e o algoritmo não o prejudique. Quanto menos você postar, menor será sua participação, resultando em postagens que não podem ser entregues com eficácia. Para resolver esse problema, é interessante criar um calendário editorial e definir a frequência exata das postagens. Além de auxiliar no algoritmo, os seguidores vão se acostumar com o trabalho diário e sua participação aumentará. Períodos de falta de criatividade são comuns, por isso há sempre uma maneira de anotar todos os pensamentos que possam surgir durante o dia. Lembre-se de que cada mídia social requer uma abordagem diferente. A frequência e o estilo de publicação serão afetados por essa mudança, por isso é importante entender seu público.

2. Monte sua persona

Muito se tem falado sobre conhecer o seu público-alvo, mas isso não basta. As informações sobre seu público-alvo geralmente são generalistas, e quanto mais específico você souber sobre seu perfil de fã ideal, melhor.  Elas são personagens fictícios baseados no grupo específico de pessoas que você deseja atingir. Nossa ideia é ir além do básico e responder algumas questões.

Se quiser saber como montar a sua nos contate, teremos o imenso prazer em te ajudar.

3. Utilize diferentes ferramentas

Cada rede tem  diferentes recursos. O instagram por exemplo, além do feed e Stories, tem o IGTV e o reels, cada um com um objetivo diferente. Mas todos devem ter uma boa frequência. 

Pense em conteúdos diferentes para cada um. Cada usuário se adapta melhor com um tipo de conteúdo então esteja em todos.

4. Interaja

Não adianta ter uma rede social bem atualizada com conteúdos interessantes, se você não interage com seus seguidores.

Responda a todos os comentários, com texto, emoji, sempre de acordo com sua persona e seu nicho. As empresas mais digitais e novas e novas costumam ser bem descoladas. Mas tudo depende do tipo de público que te segue. Por exemplo, algumas empresas para não identificar gênero colocam “galerx”, mas isso não funciona para todos. Esteja sempre em sintonia com a sua tribo.

Além é claro dos algoritmos veem sua interação com “bons olhos” , mostrando seu conteúdo para mais pessoas, é tudo o que queremos né.

5. Acompanhe os números

Ter muitos seguidores não é a fórmula do sucesso, disso já sabemos O sucesso é relativo.  O que deve ser feito é acompanhar os resultados, eles foram de acordo com o planejado? Chegamos próximos? O que podemos fazer nos próximos para melhorar? Qual foi o conteúdo que mais deu engajamento? Por que? Como podemos melhorar para o próximo mês.

6. Você sabe a importância das Hashtags

Basicamente serve para dizer aos algoritmos do que se trata seu post e com isso alcançar mais pessoas com interesse no seu conteúdo. Então é muito importante investir tempo para escolher as melhores.  

Muito se fala na quantidade ideal, mas segundo algumas pesquisas que fizemos não pode passar de dez e nem ser menor do que cinco. 

O fato é que quando se tem uma quantidade grande de posts para criar as famosas Hashtags, acabamos por repetir elas, mas isso não é bom. Temos que destacar o que tem de diferente no assunto do post. Existem alguns sites que ajudam no ponta pé inicial você coloca o assunto e o site nos dá algumas opções aí é só adicionar algumas outras que tem haver com o tema escolhido e  estará muito bom. Um site que usamos muito é o https://www.all-hashtag.com/ 

7. Quando postar? Qual melhor dia e horário?

Não existe uma fórmula mágica, tudo varia de acordo com seu público. Você sabe porque tem um canal rural domingo muito cedo? Pois os agricultores acordam muito cedo. 

Mas e como descobri os melhores horários para o seu nicho? Teste, teste e teste. Faça postagem nos mais diversos horários e depois veja qual foi os melhores horários. Se sua empresa não trabalha com agropecuária, não precisa postar muito cedo. Geralmente próximo do almoço e depois do expediente de trabalho as pessoas tendem a usar mais as redes sociais. Mas novamente depende do seu nicho. 

Entretanto o site Dinamize diz:

  • O melhor horário para postar no Youtube fica entre 14h e 16h da tarde. 
  • O melhor horário para postar no Facebook é das 11h às 14h, nas quartas-feiras; 
  • O melhor horário para postar no Instagram é às 11h nas quartas-feiras e às 11h nas sextas-feiras;
  • O horário de maior tráfego na rede social é das 19h às 22h da noite
  • Nos fins de semana, aposte em um horário mais cedo, como entre 10h e 11h da manhã.

Lembrando que o story é uma ferramenta que atinge 24 horas os seguidores, então sempre é uma boa opção. 

8. Pesquise os assuntos

Surfar na onda  dos temas que estão em alta é sempre uma ótima opção. Nós da agência Fire fizemos um post com referência ao Gil do BBB. Você viu? 

https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6808052547664801792

Com esse tipo de conteúdo criamos um engajamento maior, sempre entendendo se ter sinergia com seu público. 

Outros temas são as famosas datas comemorativas que tenham haver com o seu nicho.

9. Abuse dos botão de ação os “call to action”

Pesquisamos, planejamos, criamos os melhores conteúdos possíveis, não podemos deixar levar nosso usuário para algum lugar ou apenas sugerir que ele comente algo, se gostou marcar alguém. 

Em alguns casos os conteúdos são muito bons, mas acabam por ali mesmo esquecemos de entregar algo a mais ao nosso espectador.

10. Planejamento

Lembre-se planejar tudo na vida dá menos trabalho. E nas redes sociais não pode ser diferente. Além de você ter controle do conteúdo e não repetir. Faça um excel com todos os temas aos poucos desenvolvendo os post de cada mês.

Conclusão

Se você conseguir colocar essas dicas em prática, suas redes sociais terão melhores números. Engajamento, curtidas, compartilhamento. Lembre-se constância é algo que as redes sociais levam muito em consideração. Não adianta fazer bons post por ins dias e o resto do mês não ter conteúdo

Picture of Marcio Morra

Marcio Morra

Head de Marketing

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *